segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DICAS!!!

Hey guys!

Bem, estou passando pra dar algumas dicas importantes no dia em que vocês forem fazer a prova do ENEM 2011.

Primeiro de tudo, não fiquem desesperados querendo engolir o conhecimento nos últimos dois dias, isso não vai mudar nada, a preparação vem no decorrer dos meses em que estarão estudando, ou seja, AGORA! Em vez de estudarem feito LOUCOS, façam uma reflexão de quanto isso é importante e se orgulhem por estarem nessa condição. Acredite, tem muita gente que desejaria prestar o vestibular, mas por algum motivo ( talvez muito forte não farão esse ano), ou NUNCA farão. Alguns professores pedem para os alunos relaxarem nos últimos dias, porque é o certo. Se o seu RELAXAR  é sair com os amigos, então saia; se é cantar num KARAOKE, então cante; é ficar em casa assistindo seus filmes prediletos com barras de chocolate, então faça: o importante é você não ser vencido pelo nervosismo, cansaço, ressaca, má alimentação etc.
Converse com pessoas a respeito do processo ENEM e, se possivel, também, a respeito dos cursos que pretenderão cursar. Você desvendar algumas informações o ajudará a ficar mais relaxado e também ver que as coisas seguem os seus percursos, desta maneira, você ficará mais firme com "chão" que irão "pisar".
Durante o processo de ensino-aprendizagem no cursinho, na escola e em casa sejam muito organizados. Uma pessoa organizada já está a frente dos não organizados, isso é um VERDADE UNIVERSAL. Com relação as disciplinas, façam uma programação certinha para executarem, sem desistências, sem mudanças de planos por motivos simplórios, insignificantes ou preguiça. Temos que aprender a levar as coisas a sério até o fim, por mais que seja, em alguns momentos, sacrificante, sacal, tedioso, cansativo etc.
Conheça o local da sua prova caso NÃO SAIBA onde fica. Muitas pessoas vão até as escolas que irão prestar a prova um dia antes, mas acho melhor ir uns cinco dias antes pra verem a acessibilidade do local, conhecer a estrutura e, se forem de ônibus, ficarem por dentro de qual ônibus pegar e em qual PARADA descer.
No dia da prova acordem cedo, mais ou menos umas duas horas e meia antes da prova para terem tempo de sobra para fazerem tudo ( levantarem com calma, tomarem banho, merendar, se perfumarem rs!, ouvirem uma música, escolherem as canetas certas, a roupa, os chocolates, barras de cereais). Optem por carros se tiverem, é mais calmo, mas se forem de ônibus, tomem muito cuidado com o atraso.  
Saiba que a prova do ENEM é uma prova que CANSA e talvez essa fosse uma das intenções pricipais dos seus organizadores (só quero que passem os mais adaptados a provas longas...) Os siulados dos cursinhos simulamam muito bem esse cronômetro. Leia muito e busque entender tudo que ler, busque sentido naquilo que você está lendo. Além do material do cursinho leia materias extras como revistas que possam acrescentar conhecimento significante para esse processo, a internet tem um papel indispensável nesse contexto. Ler o que é chato também é necessário, procure prazer até nisso também.
Assista televisão no que diz respeito as notícias, atualidades, tecnologia etc., o ENEM é também atualidades em vários campos, então leia jornais, revistas, por mais que esteja cansado no fim do dia: TENTE SABER O QUE OCORREU NO MUNDO NO FIM DO SEU DIA. Tente conectar essas notícias nas discussões, discuta com os professores, seja um ser-crítico, questione as coisas e os acontecimentos. A palavra chave desse parágrafo: F5 (ATUALIZAR).
No que diz a REDAÇÃO, ler é tão importante quanto escrever, ACREDITE NISSO! Faça "milhares de redações", reescreva suas redações, leve ao professor, ao amigo que é bom em escrever, a mãe que é professora de Língua Portuguesa, o importante é você está evoluindo na sua escrita. No ENEM temos que chegar a PERFEIÇÃO ou, pelo menos, perto dela.

Enfim, quando estiver rumo a prova faça uma reflexão de como sua vida pode mudar simplesmente no ato de você ser aprovado pra uma universidade e cursar uma faculdade. Por mais que alguém fale de quanto é satisfatório está lá dentro, a pessoa mais adequada pra sentir isso é você, a faculdade já começa quando seu nome é exposto nos CLASSIFICADOS. Saimos de uma era em que o destino é predestinado, de que a religião dita de como vai ser sua vida, de que seus pais decidem o curso que eles acham melhor e outras balelas como essas. Chegamos a uma geração em que somos donos das nossas próprias ações, o homem e a mulher são seres que sabem que rumo tomarem para sua existência. Agora falo como um garoto que já esteve desse lado, somos seres pensantes, e como dizia Sartre (filósofo): "Nunca se é homem enquanto se não encontra alguma coisa pela qual se estaria disposto a morrer". Comece a encarar a vida de frente.

Essa canção abaixo é de uma cantora magnífica, e sua letra e melodia é muito relaxante, foi considerada umas das canções mais perfeitas do século passado, segundo uma pesquisa feita em uma universidade. A cantora se chama Des'ree. A letra e canção pode ser encontrada nesse link.
Reflitam!
Des'ree - Life

Até a próxima postagem!

domingo, 21 de agosto de 2011

SIMULADO ENEM INGLÊS - GABARITO COMENTADO/AGOSTO 2011


1° Questão

Amy Winehouse, British Soul Singer With a Troubled Life, Dies at 27

Amy Winehouse, the British singer who found worldwide fame with a sassy, hip-hop-inflected take on retro soul, yet became a tabloid fixture as her problems with drugs and alcohol led to a strikingly public career collapse, was found dead on Saturday in her apartment in London, the police said. She was 27.
The cause was not immediately known. The police said that they were investigating the circumstances of the death, but that “at this early stage it is being treated as unexplained.”
(http://www.nytimes.com/2011/07/24/arts/music/amy-winehouse-british-soul-singer-dies-at-27.html)

A notícia vinculada pelo jornal americano The New York Times trouxe como manchete a morte da cantora britânica Amy Winehouse que faleceu aos 27 anos de idade. Muitos tabloides vêm comentando o uso de drogas pela cantora e suas ações que se compararam a outros grandes ícones da música como Janis Joplin, Bob Dylan e Jim Morrison que morreram também aos 27 anos. A respeito da manchete:

  1. O causa da morte da cantora ainda é incerta.

  2. Segunda a polícia, as circunstâncias da morte de Winehouse já está sendo solucionado: overdose de drogas e álcool.

  3. Amy foi encontrada morta em sua mansão, no sul da Inglaterra.

  4. Com uma vida turbulenta ela morreu aos 27 anos na madrugada de domingo, em Londres.

  5. Ela já apresentou alguns colapsos de saúde durante a carreira e já permanecera seis meses de reabilitação.

COMENTÁRIO: Item certo 1. Há uma frase que descreve muito bem essa não-certeza da causa da morte da cantora "The cause was not immediately known", com esse trecho você já encontra qual é o item certo. Nos outros itens existem informações que o texto não menciona. As outras alternativas pode-se perceber trechos que não condizem com o texto. Item 3, a Amy foi encontrada em Londres, capital da Inglaterra, e não no sul do país. Item 4, ela morreu no Sartuday, SÁBADO, e não no domingo. Item 5, a vida de Amy sempre foi turbulenta e ela não estava em realibitação (o texto não menciona).




2° Questão

Bring Your A Game

By KATHY CALVIN
Published: July 16, 2011
I WAS born in Fort Wayne, Ind., and moved to Dayton, Ohio, when I was 6. I colored paper doilies as a child and sold them around the neighborhood. In high school, I worked as a temp, which gave me experience in different companies. I also worked at McDonald’s and as a babysitter.
Novo século, novas mudanças de hábitos e, também, de gêneros textuais. No entanto, falar sobre si, ainda, continua sendo algo atual e um pré-requisito pra muitas oportunidades de emprego. O memorial é um gênero textual bastante recorrente para seleção de novos funcionários na área de trabalho. O texto acima traz um breve memorial de Kathy Calvin, publicado em julho desse ano. Segundo o texto, Kathy:
  1. Kathy atualmente trabalha como babá em Ohio.
  2. Ela nasceu em Fort Wayne e se mudou para Ohio na infância.
  3. No ensino médio ela trabalhou em várias companhias, o que lhe proporcionou experiência para ingressar na área de trabalho.
  4. No mesmo período em que trabalhou no McDonald’s também trabalhou como babá.
  5. Hoje Kathy mora em Ohio, juntamente com sua família, e continua trabalhando no McDonald’s.

COMENTÁRIO: Item correto 2. Essa questão é puramente interpretativa, uma dica é procurar cada item dentro texto. Item 1, ela não trabalha mais como babá, olhem o verbo n passado “worked”, ele “trabalhou no McDonald's e como uma babá”. No texto não menciona se ela trabalhou em VÁRIAS companhias no Ens. Médio e se trabalhou ao mesmo tempo como babá e no McDonald's(local onde ela não trabalha mais).

3° Questão

About Consults

Have questions about health and medicine? In Consults, we pose readers’ inquiries about health and the latest research findings to leading experts. Please be aware that we can respond only to a very limited number of questions. We cannot provide personal medical advice. Questions for researchers in the news should be left as comments following posts introducing them. General health questions can be sent via the box at the top of this column or e-mailed to consults@nytimes.com.
(http://consults.blogs.nytimes.com/)
Diversas profissões tem se adequado as diferentes tecnologias que vão surgindo. Entrevistas via internet, reuniões de negócios via Skype, planejamentos com colegas de trabalho via MSN. Outras áreas como a saúde tem se aproveitado bastante desses novos dispositivos de comunicação. O texto acima é um exemplo de uma consultoria via internet. Essa consultoria:
  1. Faz cobertura apenas de assuntos relacionados à saúde psicológica.
  2. Todas as perguntas serão respondidas, a demora se dá pela grande quantidade de e-mails recebidos.
  3. As perguntas também se direcionam a consultoria de medicamentos.
  4. Questões gerais relacionadas à saúde podem ser enviadas para o e-mail dessa coluna.
  5. A consultoria também prescreve medicamentos, se for o caso.
COMENTÁRIO: Item certo 4. Essa questão podemos resolver pelo método da eliminação. Item 1, em nenhum momento falou de “psycological health”, saúde psicológica. O número de questões a serem respondidas é limitado “ Please be aware that we can respond only to a very limited number of questions”. A consultoria não prescreve medicamentos, não há evidencias disso no texto. E por último, a consultoria não prescreve medicamentos “We cannot provide personal medical advice”.

4° Questão

Paul Brady

About


Muitos especialistas afirmam que, hoje, o que se tem de redes sociais e dispositivos de comunicação online representam uma nova era de socialização da humanidade. O que se tem visto são “diários online” que mantem uma comunicação com o leitor, aceitando sugestões e este podendo se “intrometer” (através de comentários) nas ações cotidianas dos autores. Paul Brady se utiliza dessa ferramenta, assim pode-se dizer que
  1. A atividade atual de Brady é viajar pela América, quer seja de avião, trem ou navio.
  2. Nesse perfil pode-se encontrar, segundo o jovem, seu e-mail de trabalho, outros e-mails, Facebook, Twitter e arquivos do Tumblr.
  3. Twitter, Flickr e Matador são espécies de e-mails que Paul Brady possui para manter contato com quem quer que esteja interessado.
  4. Podemos classificar o perfil acima como texto publicitário.
  5. Pode se inferir que Brady gosta de viajar e que, no presente momento, está viajando pelas rodovias americanas.

COMENTÁRIO: Item certo 5. Nesse item infere-se que ele gosta de viajar através do trecho “I like to go places” e é que ele está fazendo no momento presente “right now”, terminando por escrever “I'm Traveling the American Road” “Eu estou viajando pelas rodovias americanas.

5° Questão

Airport Profile
for Logan International Airport

Number of
Terminals:
5
Transfer Between
Terminals:
Courtesy shuttles and moving walkways
Ground
Transportation:
Massachusetts Bay Transit Authority public subway and buses, scheduled, charter, express and tour buses, shared vans, water shuttle and taxi, area shuttles, hotel shuttles, limousines, rental cars and taxi cabs are available. Transportation services are available for persons with disabilities.
Wi-Fi
Access:
Yes

Phone:
617-561-1800
Fax:
617-561-1889
Address:
Logan International Airport
One Harborside Drive
Massport
Boston, MA 02128

O gênero apresentado acima é:
  1. Cartão postal simples
  2. Anúncio de passagens aéreas
  3. Email
  4. Cartão postal aéreo
  5. Panfleto informativo
COMENTÁRIO: Item certo 5. Existem certas características que são de alguns gêneros. Pra ser Cartão Postal é necessário ter remetente, destinatário, espaço pra escrever (quer seja a mão ou digitalizado) e não existe Cartão Postal Aéreo (TODO CARTÃO POSTAL É CARTÃO POSTAL) entre outras características. Anúncio é necessário ter o nome da empresa com ou sem a marca (logotipo), tabela de preços etc. Email é uma carta digitalizada que também precisa ter remetente, destinatário etc. Assim, eliminando todos os itens e apenas permanecendo o último “5”.