segunda-feira, 29 de agosto de 2011

DICAS!!!

Hey guys!

Bem, estou passando pra dar algumas dicas importantes no dia em que vocês forem fazer a prova do ENEM 2011.

Primeiro de tudo, não fiquem desesperados querendo engolir o conhecimento nos últimos dois dias, isso não vai mudar nada, a preparação vem no decorrer dos meses em que estarão estudando, ou seja, AGORA! Em vez de estudarem feito LOUCOS, façam uma reflexão de quanto isso é importante e se orgulhem por estarem nessa condição. Acredite, tem muita gente que desejaria prestar o vestibular, mas por algum motivo ( talvez muito forte não farão esse ano), ou NUNCA farão. Alguns professores pedem para os alunos relaxarem nos últimos dias, porque é o certo. Se o seu RELAXAR  é sair com os amigos, então saia; se é cantar num KARAOKE, então cante; é ficar em casa assistindo seus filmes prediletos com barras de chocolate, então faça: o importante é você não ser vencido pelo nervosismo, cansaço, ressaca, má alimentação etc.
Converse com pessoas a respeito do processo ENEM e, se possivel, também, a respeito dos cursos que pretenderão cursar. Você desvendar algumas informações o ajudará a ficar mais relaxado e também ver que as coisas seguem os seus percursos, desta maneira, você ficará mais firme com "chão" que irão "pisar".
Durante o processo de ensino-aprendizagem no cursinho, na escola e em casa sejam muito organizados. Uma pessoa organizada já está a frente dos não organizados, isso é um VERDADE UNIVERSAL. Com relação as disciplinas, façam uma programação certinha para executarem, sem desistências, sem mudanças de planos por motivos simplórios, insignificantes ou preguiça. Temos que aprender a levar as coisas a sério até o fim, por mais que seja, em alguns momentos, sacrificante, sacal, tedioso, cansativo etc.
Conheça o local da sua prova caso NÃO SAIBA onde fica. Muitas pessoas vão até as escolas que irão prestar a prova um dia antes, mas acho melhor ir uns cinco dias antes pra verem a acessibilidade do local, conhecer a estrutura e, se forem de ônibus, ficarem por dentro de qual ônibus pegar e em qual PARADA descer.
No dia da prova acordem cedo, mais ou menos umas duas horas e meia antes da prova para terem tempo de sobra para fazerem tudo ( levantarem com calma, tomarem banho, merendar, se perfumarem rs!, ouvirem uma música, escolherem as canetas certas, a roupa, os chocolates, barras de cereais). Optem por carros se tiverem, é mais calmo, mas se forem de ônibus, tomem muito cuidado com o atraso.  
Saiba que a prova do ENEM é uma prova que CANSA e talvez essa fosse uma das intenções pricipais dos seus organizadores (só quero que passem os mais adaptados a provas longas...) Os siulados dos cursinhos simulamam muito bem esse cronômetro. Leia muito e busque entender tudo que ler, busque sentido naquilo que você está lendo. Além do material do cursinho leia materias extras como revistas que possam acrescentar conhecimento significante para esse processo, a internet tem um papel indispensável nesse contexto. Ler o que é chato também é necessário, procure prazer até nisso também.
Assista televisão no que diz respeito as notícias, atualidades, tecnologia etc., o ENEM é também atualidades em vários campos, então leia jornais, revistas, por mais que esteja cansado no fim do dia: TENTE SABER O QUE OCORREU NO MUNDO NO FIM DO SEU DIA. Tente conectar essas notícias nas discussões, discuta com os professores, seja um ser-crítico, questione as coisas e os acontecimentos. A palavra chave desse parágrafo: F5 (ATUALIZAR).
No que diz a REDAÇÃO, ler é tão importante quanto escrever, ACREDITE NISSO! Faça "milhares de redações", reescreva suas redações, leve ao professor, ao amigo que é bom em escrever, a mãe que é professora de Língua Portuguesa, o importante é você está evoluindo na sua escrita. No ENEM temos que chegar a PERFEIÇÃO ou, pelo menos, perto dela.

Enfim, quando estiver rumo a prova faça uma reflexão de como sua vida pode mudar simplesmente no ato de você ser aprovado pra uma universidade e cursar uma faculdade. Por mais que alguém fale de quanto é satisfatório está lá dentro, a pessoa mais adequada pra sentir isso é você, a faculdade já começa quando seu nome é exposto nos CLASSIFICADOS. Saimos de uma era em que o destino é predestinado, de que a religião dita de como vai ser sua vida, de que seus pais decidem o curso que eles acham melhor e outras balelas como essas. Chegamos a uma geração em que somos donos das nossas próprias ações, o homem e a mulher são seres que sabem que rumo tomarem para sua existência. Agora falo como um garoto que já esteve desse lado, somos seres pensantes, e como dizia Sartre (filósofo): "Nunca se é homem enquanto se não encontra alguma coisa pela qual se estaria disposto a morrer". Comece a encarar a vida de frente.

Essa canção abaixo é de uma cantora magnífica, e sua letra e melodia é muito relaxante, foi considerada umas das canções mais perfeitas do século passado, segundo uma pesquisa feita em uma universidade. A cantora se chama Des'ree. A letra e canção pode ser encontrada nesse link.
Reflitam!
Des'ree - Life

Até a próxima postagem!

Um comentário: